quarta-feira, 23 de julho de 2008

Engenho do Linho

Edifício situado no lugar da Granja. Construído em granito, apresenta uma forma circular, com um telhado de duas águas. O seu interior é amplo, contendo um engenho suportado por uma extensa barra de madeira inserida nos topos da construção e por um eixo também de madeira apoiado numa base de granito, no centro.
No início da década de 90, a propósito de um levantamento fotográfico sobre Alpendorada, contactei com o então proprietário, já falecido, que, gentilmente, me informou sobre o funcionamento do engenho e autorizou a publicação das fotografias expostas nas Primeiras Jornadas Culturais de Alpendorada, em 1991, no átrio da Escola EB2,3 de Alpendorada.
Pela sua especificidade, raridade e estado de conservação, seria importante considerar este testemunho histórico e etnográfico como património municipal. Desta forma, poder-se-ia criar aí um núcleo museológico - uma mais-valia turística.
2005
2005
2005
2005
Explicação do funcionamento do engenho(1990).
( Fotografia autorizada pelo fotografado e já divulgada na Exposição Fotográfica de 1991)
Eixo principal, roda central com dentes e dispositivo triturador. (1990)
Em primeiro plano, o dispositivo circular de madeira que triturava o linho. ( foto 1990)
Interior do "moinho de linho". A roda dentada, visível na imagem, era movimentada por animais ( bois). Por sua vez, esta roda accionava uma outra em forma de tambor estriado onde o linho era triturado. ( foto 2005)

Nenhum comentário: