segunda-feira, 10 de maio de 2010

Festa e Procissão de S.Miguel Arcanjo, em Matos


Dando continuidade à tradição, realizou-se no dia 9 de Maio a Festa e Procissão em honra de S. Miguel Arcanjo, no lugar de Matos. Esta festa rivalizava com a de S. João Baptista, padroeiro da igreja do mosteiro de Alpendorada. Corria até nos discursos da pequenada umas expressões de arremesso: os de Alpendorada apelidavam a festa de Matos de festa dos "Côdeas" ou das " Côdeas", e os de Matos atacavam com a festa dos "Cães" para os de Alpendorada. O tempo e todas as alterações que traz por arrasto já diluiram certamente estas rivalidades, mas a devoção e a tradição persistem, como se testemunhou nas cerimónias anteriores ao dia da festa, com um um tapete de flores contínuo desde a Barreira até ao Vale do Covo.
São Miguel Arcanjo simboliza o arrependimento e a justiça. A Igreja Católica presta-lhe veneração, pela sua protecção contra os perigos, as forças do mal e os inimigos. Como curiosidade, a nau “ Bérrio”, uma das caravelas da frota de Vasco da Gama, fora baptizada com o nome do Arcanjo S. Miguel, certamente como forma de protecção contra os imensos perigos do mar.
Está pois bem situado Este S. Miguel Arcanjo, uma vez que, junto aos seus pés, a albufeira do rio Tâmega poderá ser um perigo para os mais incautos, como já aconteceu.


A albufeira que S. Miguel Arcanjo observa diariamente.
Casa tradicional, outrora residência do pároco da freguesia.

Interior do templo (construção dos anos noventa).
Interior do templo (construção primitiva).

A presença das "doceiras" ainda se mantém nestas festas, a relembrar antigos sabores.

Os tradicionais cãezinhos, companheiros das cavacas.

As cavacas maiores e feitas de uma massa mais dura - as " tortas".

As barracas de "comes e bebes" e o palco para a "banda" e "conjunto".

Início da procissão.




A multidão organiza-se em duas alas. Os andores, estandartes, autoridade eclesiástica e banda de música circulam no interior. A procissão vai até ao lugar de Vale do Covo e regressa à capela. O andor da Nª Sª de Fátima tem a particularidade de ser transportado por mulheres.

Andor do padroeiro S. Miguel Arcanjo.

A banda de música acompanha a procissão na rectaguarda.


Dá-se a volta no lugar de Vale do Covo.


Nenhum comentário: