sábado, 28 de agosto de 2010

" Flora de Brincadeiras" em V.N. de Foz Côa

Um dos ex-libris da exposição.

No próximo mês de Setembro, a exposição “Flora de Brincadeiras”, de João Pinto Vieira da Costa, estará patente ao público no Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa.
Este trabalho contínuo de recolha e criação de brinquedos com suporte no mundo vegetal foi editado na obra “Flora de Brincadeiras”, em 2006, pela Tartaruga Editora. A partir daí, a exposição tem dado continuidade à obra, na sua diversidade e novidade.
Sendo o autor natural de Alpendorada, é notória nesta exposição a marca desta localidade na tradição popular da realização deste tipo de brinquedos.
No seu itinerário, este projecto já esteve presente nos seguintes espaços: Escola Sec. Camilo Castelo Branco - Vila Real (Março de 2006), Museu Carmen Miranda - Marco de Canaveses (Julho de 2006), Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira (Junho de 2006), Museu do Brinquedo de Seia (Agosto -Dezembro de 2006), Centro de Informação eInterpretação do Parque Natural do Alvão - Vila Real (Janeiro - Março de 2007), Museu do Ferro & da Região de Moncorvo (Abril - Maio de 2007), Escola EB2,3 de Alpendorada (Junho de 2007), Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa (Setembro de 2007), Quercus - Quinta da Gruta - Maia (Setembro de 2007), Centro de Informação e Interpretação do Parque Natural do Alvão - Mondim de Basto (Janeiro -Março de 2008), Biblioteca Municipal de Vila Pouca de Aguiar (Dezembro de 2008), Biblioteca Municipal de Penafiel (Junho de 2009), e com o título de Raiz de Brinquedo, no Centro de Memória de Torre de Moncorvo( Abril - Maio de 2010).

Nos finais de 2009 e inícios de 2010, o autor expôs Presé-pios, no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo.

Pelas suas particularidades, estas exposições têm contribuído para a divulgação de Alpendorada e do concelho de Marco de Canaveses.

Recriação de um brinquedo com raizes ancestrais construído com casca de noz, couro, fio, pau de carrasco, engenho e muita paciência. É designado por arraioco, rela ...

Ver mais em:
http://www.cm-fozcoa.pt/cultura/AgendaCultural/Paginas/FloradeBrincadeiras.aspx

Nenhum comentário: