quarta-feira, 7 de abril de 2010

Castro de Arados à espera de ajuda

No dia 25 de Abril vai realizar-se uma caminhada pedestre ao Castro de Arados, organizada pela Associação dos Ciclistas de Alpendorada, Liga Contra o Cancro e Associação Aradum. Será uma oportunidade para os participantes verificarem in loco a situação degradante em que se encontra este local. Para além do lixo, sempre desagradável, o mato e outra vegetação escondem um testemunho histórico que deveremos cuidar e preservar. Para isso, seria importante uma campanha de limpeza do sítio, mas, acima de tudo, sensibilizar e impedir a destruição de excertos das muralhas por jipes e motos que para aí se deslocam, sem terem a noção de que estão a destruir milhares de anos da história que nos pertence. Dever-se-ia ainda encontrar um mecanismo capaz de impedir a circulação destes veículos, no perímetro do castro, de forma a evitar a contínua destruição.
Uma ocupação de tempos livres dos jovens seria também uma boa aposta para a limpeza e conservação deste nosso património.Claro que uma intervenção por parte das entidades oficiais seria bem vinda, de modo a orientar todo o processo de limpeza e conservação.

E para que estas palavras surtam efeito, o Grupo Cantoria da Aradum vai realizar nesse data um espectáculo musical no topo do Castro.


Apetece dizer que este lugar, que suportou a presença de celtas e romanos, não aguenta a fúria do tempo e dos vândalos!
Reportagem: F. Costa

Nenhum comentário: