segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Maratona ambiental

Já no próximo mês de Março vai realizar-se a campanha LIMPAR PORTUGAL. Em Alpendorada há muito que limpar, a começar pela consciência de muitas pessoas. No dia 14.02.2010, numa das caminhadas habituais que faço periodicamente pelos espaços de Alpendorada, em contacto directo com a natureza, constatei in loco o desprezo e o desrespeito pela Natureza e pela nossa terra. Pela manhã, visitei o ribeiro que nasce no lugar de Lamaçais e vai desaguar à Albufeira da Barragem do Torrão, na direcção do local onde existira uma pequena praia fluvial, antes da construção da barragem. É um espaço propício para zona verde e de lazer, com todas as condições para tal: água, sombras de árvores de grande porte, maioritariamente, carvalhos, muros a delimitar os vários declives do terreno e uma paisagem única e maravilhosa. Será, pois, urgente a transformação deste caixote de todo o tipo de lixo num pequeno paraíso! No final da manhã, visitei o Monte Moirinte, um dos poucos locais onde se sorve o ar puro, a tranquilidade e a maravilhosa paisagem para a albufeira da barragem e para o serpenteado do rio. Avistam-se ainda as freguesias de Rio de Moinhos, Torrão, Canelas, Terras de Castelo de Paiva… Infelizmente, este miradouro e miratâmega, que deveria estar preservado, é também invadido pela poluição. No início da tarde, o sopé do Monte Ladário mostrou-me os caminhos pedestres abandonados e esquecidos, cobertos de tojo e arbustos. Estas vias que se ramificam por todo o monte Ladário e nos levavam, na nossa infância, ao Castro de Arados - Meco, nessa altura um espaço ainda relativamente preservado, esperam também por uma recuperação e preservação. Acompanhei os vários cursos de água/linhas de água que descem o monte e trazem consigo todo o tipo de poluição e contaminação, essencialmente as lamas, e que deveriam ter a atenção e preocupação de todos nós . " Água é vida". Já no sopé do Ladário, ao lançar o olhar para todo o caminho percorrido e para o promontório ancestral, fui atacado pelo enorme impacto visual das crateras das pedreiras. Talvez a plantação de árvores junto à orla desses locais minimizasse este choque visual, com a vantagem de reter as poeiras. Ao chegar à Tapadinha, no centro de Alpendorada, junto ao quiosque recentemente instalado ( como se não bastasse o choque visual do Monte Arados), encaro aí , num jardim, com uma "árvore metálica de grande porte". Esta, sim, precisa de um abate! Já perto de casa, passei junto à escola EB 2 3 de Alpendorada e Matos e reparei no estado lastimoso em que se encontram as paragens de autocarro. Necessitam de uma limpeza criativa! Talvez um projecto de ilustração pelos alunos que frequentam essa escola viesse enriquecer esses espaços! No alto do monte Ladário, a paisagem é deslumbrante, mas os nossos pés são perseguidos pelo lixo ou irresponsabilidade de quem o atira para a natureza.
Nem o marco escapa aos que insistem em ficar na história pelas "borratadas".
Antigo caminho de acesso ao castro de Arados, em vias de extinção.











Moirinte. Sem dúvida, uma bela paisagem, mas se olhar à sua volta...






Solução: passar do puro vandalismo à arte. Têm a palavra os alunos da escola vizinha desta paragem.


A tal "árvore" a necessitar de ser abatida!





O ribeiro e todos os seus "adereços"!

Reportagem:
Fernando Costa

3 comentários:

vasdoal disse...

Fernando, obrigado por este testemunho impressionante da falta de civismo e de total falta de respeito para com a natureza e gerações futuras. Por certo, muito há que mudar, essencialmente na mentalidade dos cidadãos prevaricadores, se queremos ter um mundo mais equilibrado.
Parece hábito dos portugueses conspurcarem os locais mais belos!

Jorge Valdoleiros disse...

Fica-se sem palavras!

Anônimo disse...

É mesmo muito triste. Será que há esperança na reeducação de tantos da nossa espécie? Resta-nos ter esperança e nunca fazer igual!