domingo, 3 de janeiro de 2010

Moinho de linho

A começar este ano, desloquei-me a Alpendorada propositamente para fotografar o estado do engenho de triturar o linho, situado no lugar da Granja. Apesar de ser propriedade particular, o acesso a este local é imediato, por ficar junto a um caminho aberto há poucos anos. Pela análise feita ao edifício, faço um apelo e uma sugestão ao actual proprietário, de forma a que este testemunho patrimonial de Alpendorada se conserve, através de uma pequena reparação no telhado, substituindo algumas telhas danificadas e a colocação de uma porta que impeça o vandalismo do seu interior.
O engenho é constituído por vários elementos num estado razoável de conservação, mas se não for reparado o telhado (para já, um trabalho simples), com uma certa urgência, a humidade e a chuva acabarão por fazer ruir a estrutura e danificar irreparavelmente todo o testemunho de um passado.
À semelhança da Memória, do Museu da Pedra, do Mosteiro e Convento, esta construção, um raro testemunho arqueológico da engenharia e arquitectura agrícola e rural, certamente se assumirá como um elemento atractivo de Alpendorada, em termos turísticos e culturais. Daí a necessidade de preservação e mesmo a requalificação desse património.
Vendo este blog, já um miniaturista do sul do país mostrou interesse em fazer uma réplica deste engenho. Esperemos que, futuramente, possamos ver este testemunho patrimonial devidamente preparado para receber interessados e não somente a réplica miniatural num qualquer museu etnográfico.

Interior do moinho.

Exterior do moinho.

Exterior do moinho.

Nota: O meu agradecimento ao Fernando pela colaboração nesta reportagem.

2 comentários:

rui silva disse...

olá
Amigo JOÂO PINTO
Adorei o blog referente ao moinho de linho.Não tendo conhecimento de um segundo exemplar,estou de acordo consigo quanto á sua preservação.Emrelação ás fotos publicadas são lindas felicito-o
pelo sentido de oportunidade.Mantenha essa sensibilidade para que nos possa continuar a presentiar com outras belissimas fotos.

um abraço RUI SILVA

vasdoal disse...

Obrigado, Rui Silva, pelas palavras. Espero que um dia visite Alpendorada,já com o moinho totalmente recuperado, pronto a receber dignamente todos os interessados(temos direito a sonhar!). Será, com certeza, bem vindo e o Fernando Costa poderá guiá-lo nessa visita.

Um abraço, João Costa