domingo, 17 de outubro de 2010

2ª Bienal da Pedra

Terminou hoje a 2ª Edição da Bienal da Pedra, uma representação do sector de extracção, transformação e comercialização de granitos e derivados, sob organização do município marcoense.
Ao longo dos três dias, para além dos espaços de exposição, de conferências ligadas à pedra como desenvolvimento económico e social e da visita ao Museu da Pedra, esta mostra apresentou um programa centrado na música e dança, com especial destaque para os artistas locais. Desta forma, estiveram presentes o Rancho Folclórico de S. João de Alpendorada, Grupo de cavaquinhos de Canelas, Cantoria - Grupo de Cavaquinhos de Alpendorada, Bardinitos, Crazy Dance, "Gaitas Daninhas" (Castelo de Paiva), Made in Brazil" (Banda Brasileira), Companhia Girassol - Grupo de Dança Contemporânea,Vozes da nossa terra - Ana Lúcia Silva/Cristiana Silva/Daniela Silva/ Melanie Sousa/Madalena Carneiro.
Também a Confraria do Granito participou nesta iniciativa, tendo apresentado como novo confrade o embaixador da Ucrânia.
Será importante que estas iniciativas, indicadoras da vitalidade industrial e comercial do concelho, sejam acompanhadas de um progresso devidamente harmonioso, acautelando outras riquezas como o património histórico, a paisagem e o ambiente.

O espaço da Bienal junto ao Estádio já se revela exíguo para um público cada vez mais numeroso.

Peças decorativas e utilitárias em granito.


A Confraria do Granito.

Texto: J. Costa
Imagens: Fernando Costa

Nenhum comentário: