segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Boccia - Solidariedade com Sara Vieira

Sara Vieira em prova. (foto: DGIDC)

A Aradum - Associação para o Desenvolvimento Cultural do Douro, associação sem fins lucrativos, criada em 25.09.2009, contribuinte nº 509 153 593, e no âmbito das várias actividades culturais e sociais que tem vindo a realizar para o engrandecimento e enriquecimento cultural e social das pessoas, está a organizar uma campanha de recolha de fundos para a ajuda da compra de uma cadeira de rodas, movida a energia eléctrica, com os respectivos acessórios, no valor total de 17.300 Euros, para a jovem Sara Raquel Gomes Vieira, de 17 anos de idade, natural e residente em Alpendorada. Sara Vieira é estudante na Escola Secundária de Alpendorada, no 12º ano, e, apesar da paralisia cerebral que a a torna dependente, encontra no Boccia uma forma de liberdade e independência.
É uma jovem cheia de alegria, vontade de viver e gosta muito de desporto, tendo participado nos campeonatos nacionais de Boccia no âmbito do desporto escolar pela Escola do Cerco/ Porto, tendo conseguido um 4º lugar.

Esta campanha tem por finalidade conseguir encontrar donativos suficientes para comprar esta cadeira, de forma que a Sara Vieira possa sentir-se mais realizada em termos pessoais e de locomoção. Será uma forma de liberdade para a Sara.

A ARADUM irá promover outros eventos, artísticos tais como, o teatro, dança, música, com as crianças e jovens desta associação, sendo muitos deles colegas da Sara Vieira, como forma de contribuir também nesta difícil tarefa de conseguir o dinheiro necessário para a compra da cadeira, uma vez que a sua família não tem possibilidades económicas para conseguir a compra da mesma.
A Sara está ansiosa que chegue esse dia.

Após esta associação ter conseguido atingir esta árdua tarefa a que se propõe, organizará um evento para a entrega da mesma à Sara Vieira e consequente agradecimento a todos quantos participaram nesta ajuda.

Por isso, esta associação, pede a todos uma ajuda monetária para que o sonho de Sara Vieira se torne realidade. Dispensar um pouco que seja de cada um dará a felicidade a quem ficou praticamente sem nada para a conseguir.

Contamos e agradecemos desde já com a v/ gentil colaboração.

O Presidente da Aradum
Fernando Pinto Vieira da Costa


Contacto:
Associação Aradum
Praceta do Mercado, nº 104 – 1º Piso, Loja AD – 4575 – 010 Alpendorada e Matos.
Tlm. 910 613 975 – Email:
associacaoaradum@gmail.com

Chegaram os "Santieiros"!


Estas belas e saborosíssimas espécies de cogumelos com a designação científica de Macrolepiota rachodes e Macrolepiota procera, apresentam uma variedade de designações populares ao longo do país. Em Alpendorada, são conhecidos por "Santieiros".
Uma das formas mais simples de os preparar é grelhá-los com umas pitadas de sal. Por curiosidade, na zona de Tomar, chamam-lhe "selenas". E, depois de grelhados, acrescentam-lhe um molho de azeite com alho.
Bom proveito! Mas cuidado...
Foto de Fernando Costa

S. Martinho em Alpendorada

No passado dia 12 de Novembro, pelas 10:00 horas, na Escola EB 2 3 de Alpendorada, realizou-se a Feira de S. Martinho, com a participação dos alunos desta escola e das Escolas Secundária de Alpendorada, Escola da Pedra, do Centro de Alpendorada e da Cercimarco. Apesar de ser uma sexta-feira, a afluência de público foi enorme. Com tantos produtos à venda, a feira tinha condições para se prolongar por todo o dia, ou pelo menos por mais umas horas. É uma boa iniciativa deste agrupamento de escolas de Alpendorada que deve continuar.






Reportagem: Fernando Costa

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Prova de Saltos - Golegã




O conjunto Daniela Costa e Xhibia obteve o 3º lugar na prova de saltos (90cm), realizada no dia 6 de Novembro, integrada na Feira do Cavalo da Golegã.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Aradum - 1º aniversário

A Aradum irá festejar o seu primeiro aniversário no próximo dia 4 de Dezembro de 2010,pelas 20:00 horas, nas instalações da EB2 3 de Alpendorada e Matos.
Apresentará um espectáculo de variedades composto por teatro, dança e música.Estarão presentes nesta iniciativa O grupo Cantoria da Associação Aradum e o Grupo de Gaitas de Foles "Gaitas Daninhas".
O espectáculo terá início por volta das 21:00 horas,mas antes disso haverá porco no espeto, caldo verde a um preço simbólico, como forma de angariação de fundos para a Asssociação.O bolo será oferta da associação a todos os presentes.